sexta-feira, 17 de junho de 2011

Os espinossáurios também viveram na Austrália

Na Austrália foi descoberto o osso do pescoço de uma espécie de dinossáurio semelhante a um crocodilo, mostrando que esta espécie existiu em várias partes do planeta, inclusivamente nesta zona muito antes do que se pensava.

Os espinossáurios podiam viver na água e em terra, chegando a medir até 18 metros e um peso de 21 toneladas - Fonte: wikipédia

Estes dinossáurios de focinho longo e estreito como o de um crocodilo, foram encontrados anteriormente na América do Sul, Europa, África e Ásia, e os fósseis da Austrália, os primeiros vestígios encontrados aqui, são semelhantes a um espinossauro conhecido como Baryonyx na Inglaterra.
A vértebra fossilizada do espinossauro foi encontrada perto do farol de Cabo Otway, em Victoria, no sul da Austrália. O animal viveu há cerca de 100 milhões de anos.
De acordo com o estudo publicado na revista Biology Letters, em 14 de Junho, a descoberta do osso na Austrália muda a ideia de que a fauna australiana era endémica ou única, no período Cretácico.
O mesmo grupo de dinossáurios espalhou-se quando a Terra era um supercontinente, conhecido por Gondwana. Quando os vários continentes se separaram, as diferentes famílias ocupavam lugares variados, o que explica a descoberta de tipos semelhantes de dinossáurios em locais distantes.
Combinando com restos fósseis de outros animais, este dinossáurio australiano, ainda sem nome, pode ajudar a conhecer melhor quando e como o continente se separou há cerca de 80 milhões de anos. Esta e outras descobertas de dinossáurios na Austrália indicam que estes animais são mais semelhantes aos seus parentes da América do Sul do que da África, sugerindo que talvez a África se tenha separado primeiro.
Mais informações aqui e aqui.

Sem comentários: