quinta-feira, 9 de junho de 2011

A sonda Rosetta entrou em hibernação no espaço profundo


A sonda Rosetta, da Agência Espacial Europeia, programada para ir ao encontro do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, foi colocada em hibernação até 2014, ontem 8 de Junho.
Foram enviados sinais para desligar todos os aparelhos a bordo da nave, com excepção dos sistemas de aquecimento e um computador que funcionará como "despertador" da sonda, em 20 de Janeiro de 2014. Ela não vai emitir qualquer sinal nos próximos dois anos e meio.
Nessa altura, com todos os sistemas reactivados, se tudo correr bem, a sonda entrará em órbita do cometa 67P, que irá acompanhar na sua aproximação do Sol, observando e analisando. Além disso, Rosetta vai largar um pequeno robô na superfície do cometa, para estudar "in loco" os materiais que o constituem.
Os cientistas acreditam que estes objectos têm elementos que não sofreram alterações desde a formação do nosso Sistema Solar, há 4,6 biliões de anos. Espera-se que os dados da sonda ajudem a explicar o papel dos cometas no aparecimento da vida na Terra. Sabe-se que o nosso planeta sofreu uma chuva de cometas há 2,2 biliões de anos.
Nos 31 meses de hibernação, a sonda Rosetta voará até 790 milhões de quilómetros de distância do Sol. Neste momento, já é a nave que voou mais longe da Terra usando energia solar. À medida que se afasta do Sol recebe cada vez menos energia, e não seria possível alimentar, durante a viagem, todos os seus sistemas, por isso foram quase todos desligados. Antes, a sonda foi manobrada para ficar com os painés solares voltados para o Sol.
Rosetta foi lançada em 2004 e entrou em órbita da Terra e Marte para receber impulso gravitacional para conseguir entrar na rota do cometa 67P. Em 2008, visitou o asteróide Steins e, em 2010, o Lutetia, ambos situados no cinturão de asteróides, entre Marte e Júpiter.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: