terça-feira, 28 de junho de 2011

Tripulação da ISS refugiou-se nas suas naves Soyuz por ameaça de lixo espacial

Quando a ISS é ameaçada por detritos orbitais, a tripulação pode receber ordem para entrar nas naves Soyuz, como segurança. É um procedimento normal para deixar a estação se for necessário. Em caso de impacto, a ISS pode sofrer despressurização, o que seria fatal para os astronautas - Crédito: NASA

Os tripulantes da Estação Espacial Internacional receberam a indicação para abandonarem o seu refúgio nas naves Soyuz, depois da passagem de um pedaço de lixo espacial desconhecido muito perto do laboratório espacial, esta manhã.
Os seis astronautas foram obrigados a deixar a ISS e proteger-se nas respectivas naves espaciais, actualmente acopladas na estação, Soyuz TMA-21 e Soyuz TMA-02M, que aí permanecem durante a sua estadia como veículos de retorno ou embarcações salva-vidas de emergência. Os restos espaciais foram localizados muito tarde para que a Estação Espacial pudésse fazer uma manobra para evitá-los.
Esta foi apenas a segunda vez que uma tripulação da estação espacial foi obrigada a abrigar-se na nave espacial Soyuz, a primeira foi em 12 de Março de 2009, quando um detrito ameaçou a estação.
Fonte: NASA

Sem comentários: