terça-feira, 26 de julho de 2011

Apollo 15 foi há 40 anos

Há 40 anos, em 26 de Julho de 1971, David R. Scott, Alfred M. Worden e James B. Irwin partiram na missão Apollo 15 rumo à Lua, retornando à Terra a 7 de Agosto de 1971.

Tripulação da Apollo 15 - Fonte: wikipédia

Foi a primeira das missões de carácter eminentemente científico, após as primeiras missões de reconhecimento lunar. Pela primeira vez os astronautas usaram um jipe para se deslocarem na superfície do nosso satélite, o que lhes permitiu recolher material mais variado da superfície lunar, cerca de 77 Kg de material que trouxeram para a Terra.

Jim Irwin carrega o jipe lunar com ferramentas e equipamentos para a primeira caminhada espacial lunar no local de pouso da Apollo 15,  Hadley-Apeninos. À esquerda está o módulo lunar Falcon - Fonte: NASA

Na superfície da Lua, o comandante da Apollo 15, David Scott, em 2 de Agosto de 1971, confirma a descoberta de Galileu de que todos os corpos, no mesmo local, caem com idêntica velocidade, independentemente da sua massa. Soltou um martelo e uma pena de falcão (Falcão - Falcon - designação do módulo lunar utilizado), que atingiram o solo lunar ao mesmo tempo. O vídeo mostra esse momento.


A NASA comemora a viagem da Apollo 15 numa página especial criada no seu site oficial. A página também fornece informações sobre as outras viagens anteriores do projecto Apollo. Encontra-se no endereço http://www.nasa.gov/externalflash/apollo40/

Sem comentários: