quinta-feira, 7 de julho de 2011

Câmara com um bilião de píxeis para mapear a Via Láctea, no satélite Gaia

A Agência Espacial Europeia apresentou a maior câmera digital já construída para uma missão espacial, com 1 bilião de píxeis de resolução, para examinar a Via Láctea. Para isso, foram encaixados 106 detectores eletrónicos que, no conjunto, funcionarão como um "olho" super sensível da missão "Galaxy-mapping Gaia", da ESA, podendo detectar estrelas 1 milhão de vezes menos luminosas do que o olho humano pode observar.

Na ilustração, o satélite Gaia faz o mapeamento da Via Láctea - Crédito: Medialab

A missão Gaia vai mapear um bilião de estrelas dentro da nossa própria galáxia Via Láctea e seus vizinhos, durante cinco anos a partir de 2013. Através deste projecto irá determinar-se o brilho e as características espectrais dos astros, para além das posições e movimentos a três dimensões. A câmara vai classificar apenas 1% das estrelas da Via Láctea.
O mapa tridimensional das estrelas obtido por Gaia vai ajudar a revelar a composição, formação e evolução da Via Láctea.
Para além das estrelas, Gaia vai poder estudar outros corpos do Sistema Solar, desde corpos mais pequenos até às galáxias mais distantes e quasares.
Fonte: ESA

Sem comentários: