segunda-feira, 11 de julho de 2011

General Motors apresenta o seu carro do futuro sem condutor


EN-V, é um carro eléctrico futurista com forma de bolha, criado pela empresa General Motors (GM), concebido para as cidades. Tem apenas duas rodas e, no lugar do volante, uma espécie de joystick de videojogos. O veículo pode mover-se em piloto automático, se o condutor quiser.
O EN-V, abreviatura de Electric Networked Vehicle (Veículo em Rede Elétrica, em português), atinge velocidades de 40 quilómetros por hora. O "carro bolha"está construído de modo a evitar acidentes, ao contrário dos carros actuais que são construídos para proteger os passageiros, em caso de acidente.
Os seus sistemas permitem que o carro detecte outros veículos e obstáculos à sua volta. É capaz de perceber o ambiente que o rodeia através de sensores, câmeras, e um GPS, o que faz que possa ter um controle automático, deixando os passageiros livres para outras actividades durante a viagem. No entanto, o EN-V só poderia funcionar em piloto automático em zonas onde todos os outros veículos também funcionassem sem condutor.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: