segunda-feira, 4 de julho de 2011

Identificado fóssil de antepassado do búfalo na Península Ibérica

Um pequeno fragmento de 15 cm do crânio de um herbívoro, de há 1,5 milhões de anos, acabou por ser identificado como pertencendo a um antepassado dos búfalos, de cujo leite se faz o famoso queijo "mozzarella" (na sua versão tradicional), depois de 20 de investigação tentando descobrir a espécie a que pertencia. Até agora, nunca se tinha encontrado na Europa esta espécie de bovino tão antiga, mas que existem na Ásia.

O fóssil encontrado, Hemibos, é um antepassado dos búfalos actuais (Ilustração) - Fonte: wikipédia

A descoberta aconteceu em 1990, em Venta Micena, no município de Orce, em Granada (Espanha). Desde então, a equipa de paleontólogos do Instituto de Paleoecología Humana e Evolução Social  (IPHES), teve que realizar estudos comparativos com fósseis semelhantes encontrados na Ásia, África e Europa antes de concluir que era um antepassado do búfalo, da espécie 'Hemibos aff. gracilis'.
O 'Hemibos' era mais pequeno que os bisontes e, embora não se conheça o seu esqueleto, devia pesar cerca de 400 Kg.
Para Martínez-Navarro, que dirigiu a equipa de paleontólogos, " é um achado importante porque é único nesta parte da Eurásia e mostra que a fauna da Península Ibérica não estava isolada, não formava uma "bolsa" como se disse muitas vezes, mas era a mesma que noutros locais distantes da Ásia e da África".
Para a identificação correcta da espécie, durante as duas últimas décadas, o paleontólogo teve de viajar por vários continentes. Conseguiu a prova definitiva na China, onde se encontrou um resto da mesma espécie, em 2004. "Poucos ossos me fizéram percorrer tantos quilómetros como este pedaço de crânio", reconheceu Martínez-Navarro.
A equipa publicou esta semana a sua descoberta na revista 'Quaternary International '.
Fonte: El Mundo.es

Sem comentários: