quarta-feira, 13 de julho de 2011

Neptuno completou a 1ª órbita desde que foi descoberto

Estas quatro imagens de Neptuno foram tiradas pelo Telescópio Espacial Hubble durante a rotação de 16 horas do planeta, em 25-26 de Junho de 2011. Os instantâneos foram obtidos em intervalos de aproximadamente quatro horas, oferecendo uma visão completa do planeta azul-verde. As imagens revelam nuvens de alta altitude nos hemisférios norte e sul. As nuvens são compostas de cristais de gelo de metano. Comemoram a primeira órbita do planeta desde que foi descoberto há 165 anos - Crédito: NASA, ESA, and the Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

Neptuno, o planeta gasoso mais distante do Sistema Solar, completou nesta terça-feira (12) a primeira órbita à volta do Sol desde que foi descoberto há 165 anos.
Para comemorar o evento, o Telescópio Espacial Hubble tirou algumas "fotos de aniversário" do planeta gigante azul-esverdeado.
Neptuno foi descoberto pelo astrónomo alemão Johann Galle, em 23 de Setembro de 1846. Com esta descoberta, o nosso Sistema Solar ficou com o dobro do tamanho que tinha nessa altura. O planeta está a 4,5 biliões de km do Sol e é 30 vezes maior que a Terra. Completa uma volta aproximadamente a cada 165 anos.
Neptuno apareceu, quase por acaso, através de Urano, que foi encontrado pelo astrónomo britânico Sir William Herschel e a irmã Caroline, em 1781, 55 anos antes de Neptuno. Ao investigar Urano, Herschel notou que a órbita de Urano não correspondia às previsões da teoria da gravitação de Newton.
Em 1821, o astrónomo francês Alexis Bouvard considerou que um outro planeta poderia estar a interferir com Urano, alterando seu movimento.

Ilustração sobre Neptuno e algumas das suas luas, imagem composta a partir de imagens do Telescópio Espacial Hubble. Podem ver-se nuvens na atmosfera do planeta e os pontos brancos que são as luas interiores de Neptuno, que se deslocam ao longo das suas órbitas completas, durante as observações do Hubble, aqui representadas por linhas sólidas verdes. O espaçamento das imagens da lua segue o tempo de cada exposição do Hubble. São conhecidas cerca de 30 luas orbitando Neptuno, mas a maioria é demasiado pequena ou está muito afastada para aparecer nestas imagens - Crédito da ilustração: NASA, ESA, e Z. Levay (STScI)

Só 20 anos mais tarde, Urbain Le Verrier da França e John Couch Adams da Inglaterra, que eram matemáticos e astrónomos, conseguiram determinar a localização teórica do 'planeta mistério', calculando como a gravidade de um planeta hipotético invisível pode afectar a órbita de Urano
Le Verrier informou o astrónomo alemão Johann Gottfried Galle, no Observatório de Berlim, sobre o provável local do novo planeta. Ao longo de duas noites em 1846, Galle encontrou e identificou Neptuno, muito perto da posição prevista por Le Verrier. A descoberta foi considerada como um grande sucesso para a teoria da gravidade de Newton e para a compreensão do Universo.
No entanto, Galle não foi o primeiro a ver Neptuno. Já em Dezembro de 1612, enquanto observava Júpiter e suas luas com seu telescópio artesanal, o astrónomo Galileu Galilei registou Neptuno no seu caderno de notas, mas como uma estrela. Mais tarde, em Janeiro de 1613, ele observou que a "estrela" parecia ter mudado de posição em relação a outras estrelas. Mas, aparentemente, Galileo não continuou as suas observações sobre o astro.
Fonte: NASA

Sem comentários: