sexta-feira, 1 de julho de 2011

O "segredo" das tigelas tibetanas cantantes

Os cientistas tentam compreender as tigelas tibetanas cantantes que, com água no seu interior, emitem sons quando são tocadas com uma vara de couro.
Um vídeo em câmara lenta mostra o que se passa com a água no interior da tigela, que pula como se estivésse a ferver.
De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Nonlinearity, os cientistas conseguiram produzir um modelo matemático que pode revelar como acontecem determinados processos envolvendo fluidos, como o comportamento da água dentro da tigela.


Quando a tigela vibra por acção da vara, as bordas começam a mudar de forma de modo ritmado e a tigela transmite a energia destas mudanças para a água. Então, surgem padrões irregulares de ondas que acabam por chocar umas nas outras, o que pode ver-se no vídeo.
As ondas que se formam num líquido fechado num recipiente que vibra, neste caso a tigela, são conhecidas por ondas de Faraday. Mas, quando a frequência de vibração ultrapassa um valor crítico, a superfície do líquido torna-se instável (na tigela até se formam bolhas), um comportamento designado por "instabilidade de Faraday".
Os cientistas John Bush, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e Denis Terwagne, da Universidade de Liege, na Bélgica, desenvolveram um modelo matemático sobre o comportamento da água nas tigelas tibetanas cantantes.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: