quarta-feira, 13 de julho de 2011

O último passeio espacial da Era dos Vaivéns Espaciais

O astronauta Mike Fossum  no braço robótico da Estação Espacial Internacional, enquanto carrega um mecanismo experimental para Reabastecimento Robótico (RRM) - Crédito: NASA

Os astronautas Ron Garan e Mike Fossum da Expedição 28, tripulantes da Estação Espacial Internacional, realizaram a última caminhada espacial agendada durante uma missão do vaivém espacial. Foi na terça-feira (12), para realizar operações de manutenção da estação espacial e instalação do novo mecanismo experimental da NASA para Reabastecimento Robótico (MRR), que é um dispositivo de demonstração de tecnologia revolucionária, transportado pelo Atlantis, e que vai testar e comprovar se as naves espaciais em órbita da Terra, mesmo as que não foram concebidas para manutenção em órbita, podem ser reparadas e reabastecidas roboticamente com sucesso. Pretende-se que mecanismos deste tipo possam prolongar a vida útil dos satélites, assim como reabastecer naves em viagens mais longas no Sistema Solar.
Foi a 160ª caminhada espacial durante os doze anos e meio de construção da estação espacial, e a última a ser feita por americanos no prazo de um ano. “Ver que nós conseguimos fazer isso, é impressionante,” disse Fossum.
Fonte: NASA via ÚltimoSegundo

Sem comentários: