terça-feira, 9 de agosto de 2011

Erupção solar classe X6.9

O Observatório Solar Dinâmico captou uma explosão de radiação solar de classe X, com origem na mancha solar 1263, antes de ela rodar para o lado oposto do Sol, em 9 de Agosto de 2011. A imagem foi obtida em luz ultravioleta extrema, em 131 Angstroms - Crédito: NASA

Em 9 de Agosto, verificou-se uma explosão solar de classe X6.9, com origem na mancha solar 1263. O impacto da explosão não foi dirigido a Terra, no entanto, originou uma pequena tempestade de protões em torno de nosso planeta.
A atmosfera terrestre protege a vida dos efeitos desta explosão de radiação, mas ela tem poder suficiente para afectar a atmosfera e interromper os sinais GPS e comunicações. Poderá causar, eventualmente, alguns apagões nas comunicações de rádio. O aumento da radiação de protões solares energéticos pode afectar os astronautas no espaço, se não estiverem protegidos.
Associado com esta explosão de radiação, verificou-se uma ejecção de massa coronal (CME), que envia para o espaço partículas solares carregadas capazes de afectar sistemas eletrónicos em satélites e na Terra. No entanto, esta CME não foi dirigida para a Terra e não se espera qualquer efeito no nosso planeta.
O vídeo mostra a erupção solar em vários comprimentos de onda.


Mais informações em SpaceWeather.com  e  NASA

Sem comentários: