segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O tsunami de 11 de Março do Japão criou icebergs na Antártida

Kelly Brunt, um especialista da criosfera no Goddard Space Flight Center, em Greenbelt, e os colegas descobriram que se formaram icebergs a partir da plataforma de gelo de Sulzberger, na Antártida, como consequência do Tsunami Tohoku, originado pelo terramoto da costa do Japão, em 11 de Março de 2011.

Imagens da plataforma de gelo de Sulzberger, antes (esquerda) e depois (direita), ilustram a quebra de gelo associada como terramoto e tsunami resultante no Japão, ocorridos em 11 de Março de 2011. Os icebergs estão apenas começando a separar-se na imagem da esquerda. Crédito: Agência Espacial Europeia/Envisat

A descoberta, detalhada num artigo publicado hoje no Journal of Glaciology, marca a primeira observação directa de uma ligação entre tsunamis e icebergs.
Usando múltiplas imagens de satélite, os cientistas observaram novos icebergs flutuando no mar de Ross, pouco tempo depois do tsunani, com origem no Japão, ter atingido a Antártida.
As ondas do tsunami, que se formaram no epicentro do terramoto, propagaram-se através do Oceano Pacífico, atingindo a plataforma de gelo na Antártida, a cerca de 13.600 Km, 18 horas após o terramoto. A sua energia foi suficiente para partir vários blocos de gelo que, juntos, igualavam cerca de duas vezes a superfície de Manhattan. Esta área particular da plataforma de gelo flutuante tinha uma espessura de 80 m, desde a superfície exposta até à base submersa.
O vídeo mostra o evento.


"Este é um exemplo não só do modo como os eventos estão ligados em grandes distâncias oceânicas, mas também como os eventos num determinado sistema da Terra, ou seja, o sistema das placas tectónicas, podem ligar-se com outro tipo de evento aparentemente não relacionado: a formação de icebergs da plataforma de gelo da Antártida ", disse Douglas MacAyeal, da Universidade de Chicago, e que também participou no estudo.
Os cientistas explicaram que, no momento do tsunami, não havia gelo no mar da baía em frente à plataforma de Sulzberger. Pensa-se que o gelo do mar ajuda a amortecer o choque das ondas que podem partir o gelo da plataforma, originando os icebergs. No tsunami da Sumatra, em 2004, as frentes de gelo potencialmente vulneráveis da Antártida foram protegidas por uma grande quantidade de gelo marinho que existia na altura, e os cientistas não observaram quebras de gelo que pudéssem estar relacionadas com esse tsunami.
 Fonte: NASA

Sem comentários: