sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Região polar norte de Marte em mudança

A imagem mostra uma parte da região polar norte de Marte, no solstício de verão no hemisfério norte, com zonas brancas brilhantes de gelo de água. A foto foi obtida pela câmara estéreo da Mars Express, de alta resolução, em 17 de Maio de 2010 - Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum)

Estudos científicos feitos pela Mars Express mostram que a calota polar norte está coberta por água congelada e gelo de dióxido de carbono no inverno e primavera, mas no verão marciano todo o gelo de dióxido de carbono aquece e evapora para a atmosfera do planeta. Permanece o gelo de água, que se observa na imagem como zonas brancas brilhantes. Ocasionalmente, verificam-se grandes libertações de vapor de água na atmosfera, a partir dessas camadas.
O gelo polar segue as estações. No inverno, parte da atmosfera volta a gelar como geada e neve na capa polar norte. Estes depósitos sazonais podem estender-se para o sul, até 45 ° N de latitude, e ter até um metro de espessura.
Ocorre outro fenómeno nas escarpas curvas da calota polar norte, tal como a encosta Rupes Tenuis (à esquerda da imagem). Durante a primavera, a camada de dióxido de carbono sazonal é coberta pela água em forma de geada. Em certos momentos, os ventos removem a fina camada superior de água congelada, revelando o gelo de dióxido de carbono por baixo.
Estes processos mostram um ciclo da água dinâmico em Marte e podem levar a um depósito variável de gelo de água sobre a calota polar.
Fonte: ESA

Sem comentários: