sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cratera rara marciana que já foi um lago com delta

A Agência Espacial Europeia (ESA) publicou um conjunto de imagens captadas pela sonda 'Mars Express' que mostram uma cratera que já foi preenchida por um lago, quando a água líquida corria pela superfície de Marte, nos tempos primitivos do planeta.

À esquerda é a cratera Holden, de 140 km de diâmetro e à direita está a parte restante da cratera Eberswalde, com um diâmetro de cerca de 65 km. Ambas estão localizadas nas terras altas do sul de Marte (com o Norte à direita da imagem). A imagem foi adquirida pela sonda Mars Express, aproximadamente a 25 ° S / 326 ° E, em 15 de Agosto de 2009 - Crédito: ESA / DLR / FU Berlin (G. Neukum)

A cratera Eberswalde, de 65 Km de diâmetro, está localizada nas terras altas do sul de Marte e formou-se há mais de 3,7 biliões de anos, quando um asteróide atingiu o planeta.
Parte da cratera ficou coberta com os escombros resultantes de outro impacto posterior, que criou a cratera Holden, de 140 Km de diâmetro. Mas na zona visível da cratera Eberswalde, aparece o que antes terá sido um grande delta, uma área de sedimentos escuros em forma de leque e com múltiplos canais fluviais, ocupando uma área de 115 quilómetros quadrados. O delta e os seus canais de alimentação estão bem preservados. Possivelmente, quando o lago secou, parte das formações foram cobertas com sedimentos levados pelo vento. Mais tarde, a erosão na área do delta acabou por revelar a sua estrutura.

A cratera Eberswalde contém um caso raro de um delta marciano. Os canais que alimentavam o lago na cratera estão muito bem preservadas (no topo da cratera, à direita). Os depósitos do delta e os canais juntos fornecem uma indicação clara de água líquida superficial durante o início da história de Marte - Crédito: ESA / DLR / FU Berlin (G. Neukum)

A estrutura do delta, identificada pela primeira vez pela nave espacial Mars Global Surveyor, da NASA, é uma indicação clara de que, há muito tempo, a água já correu pela superfície de Marte.
As crateras Eberswalde e Holden eram dois dos quatro possíveis destinos do robô Curiosity, da missão Mars Science Laboratory, da NASA, na busca de vida em Marte. Eberswalde foi proposta porque o seu delta indicava a presença de água no passado e Holden por causa da sua diversidade mineral e muitas estruturas que sugerem também água líquida no passado. O terceiro candidato era Mawrth Vallis, que expõe algumas das camadas antigas mais ricas em argila de Marte.
No entanto, em Julho de 2011, a cratera Gale foi escolhida como local de pouso da missão, dada a sua alta diversidade mineral e estrutural relacionadas com a água.
Fonte: ESA

Sem comentários: