segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Manuscritos do Mar Morto já estão disponíveis online

O Google acaba de anunciar, nesta segunda-feira, que os Manuscritos do Mar Morto já estão disponíveis na Internet para consulta pública. Foram escritos entre os séculos III e I e são os textos bíblicos mais antigos que se conhece. O projecto é realizado em parceria com o O Museu de Israel, em Jerusalém .

No ano de 68 aC, os Manuscritos foram escondidos em 11 grutas no deserto da Judéia, nas margens do Mar Morto, para protegê-los dos exércitos romanos que se aproximavam. Foram descobertos novamente, apenas em 1947, quando um pastor beduíno atirou uma pedra numa gruta e percebeu que algo estava lá dentro. Desde 1965, os pergaminhos têm estado em exposição no Santuário do Livro, no Museu de Israel, em Jerusalém. Os pergaminhos dão uma visão crítica sobre a vida e religião na antiga Jerusalém, incluindo o nascimento do cristianismo, para além de outros temas.
O projecto permite o acesso global e gratuito aos cinco pergaminhos digitalizados (Livro de Isaías, Guerra, Templo, Regras da Comunidade e Comentário de Habacuque), acompanhados por textos e vídeos explicativos, através de imagens de alta resolução que são cópias exactas dos originais e que podem ser vistas na Internet.
Os manuscritos estão disponíveis nas línguas originais – hebraico, aramaico e grego – e, inicialmente, em tradução para o inglês apenas do manuscrito principal, atribuído a Isaias. Está prevista a tradução para o espanhol e outros idiomas. É possível realizar buscas no texto (no site do manuscrito ou via Google) e deixar comentários ao ler os manuscritos.
Fonte: Googleblog via Estadão.br

Sem comentários: