sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Memorial às vítimas do 11 de Setembro de 2001 em Marte, a bordo dos robôs Spirit e Opportunity

pedaço de metal com a bandeira americana, nesta imagem de um robô da NASA, em Marte, é feito com alumínio recuperado no local das torres do World Trade Center, semanas após a sua destruição.

O pedaço de metal com a bandeira americana no robô Spirit da NASA, em Marte, é de alumínio recuperado no local das torres do World Trade Center, após a sua destruição - um memorial às vítimas dos ataques do 11 de Setembro de 2001. Opportunity tem um igual - Crédito: NASA/JPL- Caltech/Cornell University

A peça serve como um cabo para a ferramenta de desgaste de rocha do robô de exploração Spirit, bem como um memorial às vítimas dos ataques do 11 de Setembro de 2001. Uma peça idêntica está no robô gémeo, Opportunity.
A peça foi construída pela empresa Honeybee Robotics, em Manhattan, muito perto do local.
Esta imagem foi obtida com a câmera panorâmica do Spirit, em 2 de Fevereiro de 2004, em Marte.
Spirit e Opportunity completaram as suas missões principais em Abril de 2004 e continuaram a trabalhar em missões prolongadas.
Os dois robôs fizeram descobertas importantes sobre ambientes húmidos no primitivo Marte e que podem ter sido favoráveis à manutenção da vida microbiana. Spirit terminou as operações em Março de 2010. Mas Opportunity ainda está activo, explorando a cratera Endeavour aonde chegou no mês passado.
Um dia, os dois robôs irão ficar em silêncio. Os memoriais de bordo para as vítimas dos ataques do 11 de Setembro de 2001 poderão permanecer em boas condições durante milhões de anos, nos ambientes frios e secos onde os robôs trabalharam.
Fonte: NASA

Sem comentários: