sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Missão Aquarius da NASA produz o primeiro mapa global da salinidade da superfície oceânica

O primeiro mapa global da salinidade da superfície oceânica da Terra, produzido pela sonda Aquarius, revela uma riquíssima variedade de padrões de salinidade global. O novo mapa corresponde às duas primeiras semanas e meia de dados recolhidos pelo Aquarius, desde que iniciou a sua actividade, em 25 de Agosto de 2011. Os valores numéricos representam concentrações de sal em partes por mil (gramas de sal por quilograma de água do mar). As cores amarela e vermelha representam áreas de maior salinidade, com azuis e roxos, indicando áreas de menor salinidade. Áreas de cor preta são lacunas nos dados. A salinidade média no mapa é cerca de 35 - Crédito: NASA/GSFC/JPL-Caltech

A missão espacial Aquarius, da NASA, produziu seu primeiro mapa global da salinidade da superfície dos oceanos da Terra, proporcionando uma visão antecipada do que a missão é capaz de descobrir. O mapa apresenta uma grande variedade de padrões de salinidade mundial, com uma distribuição de forma clara e forte contraste. É uma visão da salinidade na superfície dos oceanos que os cientistas não esperavam obter tão cedo na missão.
O mapa revela predominantemente características bem conhecidas da salinidade dos oceanos, como a maior salinidade nas regiões subtropicais, a salinidade média mais elevada no Oceano Atlântico em comparação com os Oceanos Pacífico e Índico, e menor salinidade no cinturão de chuvas tropicais, perto do equador, no norte do Oceano Pacífico e noutros lugares. Estas características estão relacionadas a grandes padrões de precipitação e evaporação sobre o oceano, escoamento dos rios e circulação oceânica. Aquarius vai monitorizar a forma como esses recursos mudam com o tempo e estudar a sua ligação às variações climáticas e meteorológicas.
O mapa evidencia otras características regionais, como o forte contraste entre a alta salinidade do Mar Arábico a oeste do subcontinente indiano, e a baixa salinidade da Baía de Bengala a leste, que é dominada pelo rio Ganges e monções de chuvas do sul da Ásia.
Os dados também mostram importantes pequenos pormenores, como uma extensão maior do que o esperado de água de baixa salinidade associada com o escoamento do rio Amazonas.
Aquário está a fazer as primeiras observações espaciais da NASA sobre as variações de salinidade na superfície dos oceanos, uma componente chave do clima da Terra que está ligada ao ciclo da água doce à volta do nosso planeta e que influencia a circulação oceânica.
O observatório Aquarius / SAC-D (Satélite de Aplicaciones Científicas) é uma colaboração entre a NASA e a agência espacial da Argentina, Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE). A missão foi lançada em 10 de Junho de 2011, a partir da Base da Força Aérea de Vandenberg, California.
Fonte: NASA

Sem comentários: