quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Missão WISE da NASA captura os jactos de buraco negro na Via Láctea

Ilustração sobre como deve ser o buraco negro GX 339-4, alimentado pelo material de uma estrela companheira. Observações em infravermelho do Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE), da NASA, revelam a melhor informação até agora sobre os ambientes caóticos e extremos dos jactos deste buraco negro. WISE mostrou que os jactos são intermitentes e podem variar de tamanho - Crédito: NASA

O buraco negro, conhecido por GX 339-4, encontra-se a mais de 20.000 anos-luz de distância da Terra, perto do centro da nossa galáxia. Tem uma massa pelo menos seis vezes maior que a do Sol e, provavelmente, formou-se a partir de uma estrela que explodiu.
Tal como outros buracos negros, GX 339-4 é constituído por matéria muito densa e gravidade extraordinariamente elevada que nem a luz pode escapar. Está rodeado por um disco de acreção de material que está a ser atraído para o seu interior a partir de uma estrela vizinha que orbita o buraco. A maioria do material da estrela companheira é puxado para dentro do buraco negro, mas parte dele é atirado para fora na forma de um jacto (para cima e para baixo do disco) que flui a uma velocidade próxima à da luz.
Usando os infravermelhos do WISE, astrónomos captaram informações raras sobre o buraco negro, revelando novos detalhes sobre esses objectos poderosos e os seus jactos. As observações do WISE mostraram que que a actividade dos jactos apresenta flutuações que podem ir de 11 segundos a algumas horas. Além disso, a base dos jactos também varia, com alterações que podem ser tão grandes quanto um factor de 10 ou mais.
Um vídeo com as variações dos jacto do buraco negro, tal como foram vistas através das observações do WISE, está disponível online no endereço: http://www.astro.isas.jaxa.jp/~pgandhi/wise_gx339/wise_blackhole_anim.html
Fonte: NASA

Sem comentários: