quarta-feira, 14 de setembro de 2011

NASA apresentou o novo sistema de lançamento de missões tripuladas ao espaço

A NASA apresentou nesta quata-feira (14) um novo sistema de lançamento espacial, Space Launch System, ou SLS, um veículo de lançamento avançado que permitirá, no futuro, realizar voos tripulados até à órbita da Terra e outros destinos, como Marte ou o espaço profundo.
O SLS será o veículo de exploração mais poderoso da NASA para missões tripuladas desde que o foguetão Saturno V transportou os astronautas das missões Apollo à Lua, há 40 anos.

O novo sistema de lançamento da NASA, Space Launch System, ou SLS, para voos tripulados no espaço (ilustração) - Crédito: NASA

O Sistema de Lançamento Espacial, ou SLS, será projetado para transportar no topo a cápsula tripulada polivalente Orion (Orion Multi-Purpose Crew Vehicle), assim como carga importante, equipamento e material científico para a órbita terrestre e outros destinos mais além. Além disso, o SLS servirá como apoio para as naves de transporte comercial que farão voos para a Estação Espacial Internacional (ISS).
O primeiro teste não tripulado do novo programa deverá ocorrer em 2017, com o primeiro teste tripulado previsto para 2021. Até 2025 poderá realizar-se a primeira missão tripulada a um asteróide próximo da Terra.

A ilustração mostra o veículo tripulado polivalente Orion e os fururos destinos para a exploração humana além da órbita da Terra: a Lua, um asteróide e Marte - Crédito: NASA

"Este sistema de lançamento irá criar novos postos de trabalho de qualidade, garantirá a liderança dos Estados Unidos no espaço e servirá de inspiração para milhões de pessoas em todo o mundo", disse Charles Bolden, administrador da NASA. " O presidente Barack Obama desafiou-nos a sermos ousados e a termos grandes sonhos, e é isso exactamente o que fazemos na NASA. Da mesma forma que me sinto orgulhoso por ter viajado no vaivém espacial, as crianças de hoje já podem sonhar que um dia caminharão em Marte".
Depois de cancelar o programa Constellation para ir à Lua antes de 2020, Barack Obama assegurou que a próxima missão tripulada da NASA seria a Marte ou a um asteróide, e devia acontecer até ao ano 2030.
Fonte: NASA

Sem comentários: