segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Planta com uso medicinal desde a antiguidade pode ser útil em novo tratamento contra o cancro

Um novo tratamento contra o cancro está a ser desenvolvido na Universidade de Bradford, à base de uma droga que tem o potencial de encontrar e destruir completamente os tumores sólidos, independentemente do tipo de cancro. O princípio activo do novo remédio é fabricado a partir de colchicina, um composto derivado do açafrão-de-outono (Colchicum autumnale), uma planta nativa britânica usada desde a antiguidade no tratamento de inflamações, como a gota.

O açafrão-de-outono já era usado como remédio na Grécia e no Antigo Egipto - Fonte: wikipédia

Segundo a pesquisa realizada pelos cientistas britânicos, a nova droga circula na corrente sanguínea, mas só é activada por uma substância química emitida por tumores malignos. Deste modo, o novo medicamento ataca as células cancerosas espalhadas no corpo, mas deixando intactos os tecidos saudáveis.
O remédio foi testado, com sucesso, em ratos contra o cancro de mama, cólon, pulmão, sarcoma e próstata, sem efeitos adversos observados, mas deve ser eficiente contra qualquer tipo de tumor sólido, segundo os pesquisadores.
Nos testes realizados em laboratório, com uma única dose, a droga curou completamente metade dos ratos e provocou a redução no ritmo de crescimento dos tumores em todos os animais testados.
Os cientistas tencionam iniciar os testes clínicos em dois anos.
Embora tenha propriedades anti-cancerígenas, a colchicina não é usada no tratamento do cancro, pois é muito tóxica para os tecidos normais do corpo. No entanto, os cientistas descobriram um processo de aproveitar o seu poder, continuando tóxica para os tumores, mas inofensiva para os tecidos saudáveis.
A nova droga pertence à mesma família de remédios do Paclitaxel, o agente de quimioterapia mais usado no mundo, produzido a partir da casca da árvore Taxus brevifolia.
De acordo com os pesquisadores, se os testes clínicos confirmarem os resultados obtidos com os ratos, os medicamentos resultantes podem ser muito úteis como parte de uma combinação de tratamentos contra diversos tipos de cancro.
Fonte: ÚltimoSegundo / Universidade de Bredford-Comunicado

Sem comentários: