sábado, 10 de setembro de 2011

Sondas gémeas Grail foram lançadas para a Lua

As duas sondas gémeas, Grail-A e Grial-B, finalmente foram lançadas no seu foguetão DeltaII, a partir Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos, em direcção à Lua.

Sondas Grail são lançadas neste sábado, 10 de Setembro de 2011, numa viagem até à Lua, onde chegarão no final do ano - Crédito: NASATV

Trabalhando em conjunto, elas vão medir e criar o mapa mais completo da gravidade lunar com o objectivo de descobrir a estruta interna do nosso satélite. As sondas também vão ajudar a estabelecer os melhores locais de pouso para futuras missões de exploração, tripuladas ou não.
Para além dos objectivos científicos próprios, as duas naves têm uma missão didáctica de aproximar o espaço e as crianças.
As sondas levam a bordo câmaras, designadas por MoonKAM, com as quais os estudantes de todo o mundo podem pedir para fotografar determinados lugares da Lua, quando as naves passem sobre eles. Pode obter-se mais informações no website do projecto, GRAIL MoonKam.

Esta análise da gravidade da Lua juntamente com imagens de alta resolução, modelos informáticos e estudos das amostras geológicas trazidas para a Terra pelas missões Apolo, poderão ajudar os cientistas  a descobrir como se formou e evoluiu o nosso satélite, assim como outros planetas rochosos do Sistema Solar, como a Terra, por exemplo.
Vídeo sobre a missão lunar Grail:

Sem comentários: