segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Abutre-preto recomeçou a reproduzir-se em Portugal

Depois de 40 anos, o abutre-preto está a começar a reproduzir-se em Portugal - Fonte: wikipédia

“Idanha”, “Tejo” e “Aravil” são abutres-pretos nascidos em Portugal nos dois últimos anos, os primeiros desde 1973.
No Parque Natural do Tejo Internacional, junto à fronteira, está a iniciar-se uma pequena colónia com três casais reprodutores de abutre-preto (Aegypius monachus), espécie classificada como "criticamente em perigo" e que conseguiram reproduzir-se no nosso país, depois de uma ausência de 40 anos.
Do outro lado da fronteira, devem existir cerca de 40 casais de abutre-preto, para um total de 1800 que se reproduzem em todo o território espanhol.
A espécie deixou de nidificar em Portugal com a destruição do habitat, uso de venenos e perseguição directa. Para Samuel Infante, do núcleo da Quercus de Castelo Branco, "Estas aves precisam de grandes áreas semi-naturais. Dantes chegaram a criar no Alentejo. Mas com as campanhas do trigo [nos anos 30] e da reflorestação com eucalipto [nos anos 80], desapareceram muitas das árvores centenárias de grande porte onde construíam os ninhos", que são muito pesados.
A Quercus segue, por satélite, duas crias e um sub-adulto, para conhecer melhor a espécie e a colónia que se está a instalar em Portugal. Assim, é possível "obter informação sobre os movimentos das aves, a área de dispersão, os factores de ameaça, as zonas onde se alimentam e onde se concentram”.
A formação de uma colónia estável depende de alguns factores, principalmente na disponibilidade de alimento. Para ajudar a espécie a nidificar, a Quercus investe na construção de plataformas de nidificação. Além disso, apresentou ao Governo uma proposta para que, nas regiões de montanha, não se faça a recolha de animais mortos. Desta maneira a espécie seria beneficiada e ajudaria a poupar o dinheiro gasto em retirar os animais dos campos.
O abutre-preto é uma ave necrófaga, que se alimenta de animais mortos, e, por isso, tem um papel importante na limpeza dos campos, removendo as carcaças do gado e outros animais que vão morrendo.
Fonte: Público.pt

Sem comentários: