sábado, 29 de outubro de 2011

Naves de carga russas Progress voltam a voar até à Estação Espacial Internacional

Nave espacial de carga Progress 45 e foguetão lançador russo Soyuz, a caminho da base de lançamento do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Partirão para a ISS, em 30 de Outubro de 2011 - Crédito: NASA

As naves espaciais de carga russas Progress vão voltar a voar para a Estação Espacial Internacional. No domingo, 30 de Outubro a nave Progress 45, lançada pelo foguetão Soyuz, partirá do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, devendo acoplar na ISS no dia 2 de Novembro de 2011. A nave não tripulada transporta quase três toneladas de alimentos, combustível e abastecimentos para os tripulantes da estação orbital.
É o primeiro lançamento do foguetão Soyuz, com esta configuração, desde o acidente, em 24 de Agosto de 2011, de que resultou a queda da nave Progress 44 e a destruição de toda a sua carga destinada à ISS. O acidente, o primeiro sofrido por estas naves, deveu-se a uma falha no motor da última parte do foguetão devida a um defeito de fabrico, tal como concluiu a pesquisa realizada para esclarecer o desastre.
Em meados de Novembro de 2011, está programado o lançamento da nave espacial Soyuz TMA-22, levando a bordo três novos tripulantes que se irão juntar aos outros três que permanecem na ISS. Será o primeiro voo tripulado das naves Soyuz após o acidente e que irá restabelecer a tripulação usual de seis astronautas que trabalham no laboratório espacial.
Fonte: NASA

Sem comentários: