segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pessoas mostram-se indiferentes perante uma criança atropelada na China


(As imagens podem afectar a sensibilidade)

No vídeo, uma criança com cerca de dois anos de idade caminha distraída na rua de um mercado em Guangdong, uma cidade do sul da China, quando foi atropelada por um veículo. Este parou, talvez para ver o que tinha acontecido e, surpreendentemente, retomou a marcha e volta a machucar a criança com as rodas traseiras.
O corpo da criança permaneceu na via pública perante a indiferença dos transeuntes, e foi atropelado uma segunda vez. Só depois surge uma mulher que retira a criança.
Estes acontecimentos divulgados pela internet geraram grande polémica, nos sites de redes sociais da China, sobre a reacção da sociedade civil perante um acidente, assim como a assistência a qualquer pessoa desconhecida em dificuldade. Alguns referiram que os transeuntes não socorreram a menina por medo de serem responsabilizados pelo sucedido. Apontaram casos de pessoas que foram castigadas por terem ajudado. Outros ainda acusaram a mulher que socorreu de apenas querer ser o foco das atenções.
De acordo com o jornal online El Mundo.es, "Cao Lin, um comentarista de 'China Youth Daily', salientou num artigo publicado hoje que a preocupação com a responsabilidade não deve ser uma desculpa para não ajudar, e que este caso evidencia a decadência da humanidade na sociedade chinesa".
Sobre a menina atropelada, de nome YueYue, nada se sabe ao certo. Há notícias indicando que faleceu e outras dizem que está viva.
Fonte: El Mundo.es

Sem comentários: