sábado, 22 de outubro de 2011

Onde irá cair o defunto satélite ROSAT, este fim-de-semana?

Simulação da órbita actual, reentrada e queima do satélite alemão ROSAT

O satélite alemão "Roentgen Satellite" ou ROSAT deverá cair na Terra neste fim-de-semana. Durante a reentrada da nave na atmosfera, a cerca de 28.000 quilómetros por hora, o satélite vai partir-se e queimar-se, em parte pelo calor extremo. Espera-se que resultem até 30 detritos, com uma massa total de 1,7 toneladas e que podem atingir a superfície terrestre. A maior parte dos fragmentos correspondem ao espelho do satélite, que é muito resistente ao calor. Devem espalhar-se por uma área da superfície terrestre.
O maior fragmento a atingir a superfície da Terra pode pesar até 1,6 toneladas, o que torna este "lixo espacial" potencialmente perigoso para pessoas e bens.
Segundo últimas estimativas do Centro Aeroespacial Alemão, a reentrada será entre o dia 22 e 24 de Outubro, sábado, domingo ou segunda-feira, dependendo das variações da actividade solar. Também não se sbe onde irá cair, em qualquer ponto entre 53º norte e 53º sul.
Apesar do ROSAT, neste momento, ser apenas lixo espacial, potencialmente perigoso, ele já teve uma vida útil, contribuindo para o conhecimento do Universo, por exemplo, através de imagens de raios X, como esta:

A imagem, em cores falsas, obtida pelo ROSAT representa parte de uma vizinha superbolha de vento estelar, conhecida por  Bolha Orion-Eridanus, que se estende através das constelações de Eridanus e Orion - Fonte: wikipédia

Sem comentários: