quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Shark Alliance quer proteger mais seis espécies de tubarões e raias

Tubarão angelote-comum (Squatina squatina) pode entrar para a lista de espécies ameaçadas - Fonte: wikipédia

O grupo internacional para a proteção dos tubarões, Shark Alliance, apresentou hoje uma proposta ao Ministério do Meio Ambiente e Assuntos Rurais e Marinhos para a inclusão de seis novas espécies de tubarões e raias no Catálogo Espanhol de Espécies Ameaçadas (CEEA).As espécies consideradas são a raia bramante (Rostroraja alvorada), os peixes-guitarra-comum (Rhinobatos rhinobatos) e guitarra-barbanegra (Rhinobatos cemiculus), os tubarões anjo-comum (Squatina squatina) e anjo-espinhoso (Squatina aculeata) e o cação-anjo (Squatina oculata).
São espécies costeiras e de fundo mais sensíveis à captura acidental por pescas de arrasto e redes que se efectuam na maior parte do seu habitat e área de distribuição.
Os tubarões-guitarra, muito valiosos pelo uso das suas barbatanas na preparação da sopa de barbatanas de tubarão, estão classificados Em Perigo pela União Internacional de Conservação da Natureza (UICN). No Mediterrâneo, os tubarões guitarra costumam ser espécies comuns mas, actualmente, consideram-se extintos em certas áreas.

Tubarão guitarra-comum, Rhinobatos rhinobatos, está extinto em algumas áreas do Mediterrâneo. As suas barbatanas são usadas nas sopas de barbatana de tubarão - Fonte: wikipédia

Os angelote e a raia-bramante estão listados Em Perigo Crítico pela UICN, e algumas populações locais destas espécies de tubarões e raias de fundo foram exterminadas devido a captura acidental.
Segundo a organização, a inclusão destas espécies no CEEA deve implicar a elaboração de planos de recuperação, acompanhados de campanhas de sensibilização e educação no sector das pescas e na sociedade em geral, para aumentar o conhecimento e a compreensão da importância ecológica da presença destas espécies nas suas águas.
Está a decorrer a Semana Europeia do Tubarão (entre 15 e 23 de Outubro), organizada pela Shark Alliance e comemorada em vários países da União Europeia, para tentar garantir um melhor futuro para as populações de tubarões.
Os tubarões são indicadores claros da qualidade dos oceanos e dos seus ecossistemas. São partes fundamentais para regularizar e equilibrar as cadeias alimentares marinhas, pois são predadores com uma grande e variada especialização alimentar.
Mais informações sobre este evento em http://www.sharkalliance.org/content.asp?did=35216
Fonte: Shark Alliance via ÚltimoSegundo

Sem comentários: