quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sonda Kepler descobre novo sistema planetário múltiplo

Uma equipa de pesquisadores liderada por Bill Cochran, da Universidade do Texas, em Austin, usou a sonda Kepler, da NASA, para descobrir um sistema planetário múltiplo invulgar, contendo uma super-Terra e dois planetas de tamanho semelhante a Neptuno orbitando os dois em ressonância.

O gráfico mostra (parte superior) as órbitas dos três planetas descobertos pela sonda Kepler, orbitando a estrela Kepler-18, em comparação com a órbita de Mercúrio à volta do Sol. A parte inferior do gráfico mostra o tamanho de Kepler-18 e os seus planetas comparado com o Sol e a Terra - Crédito: Tim Jones / McDonald Obs. / UT- Austin

As descobertas da missão Kepler foram anunciadas hoje, em Nantes, França, numa reunião conjunta da Divisão da Sociedade Astronómica Americana da Ciência Planetária e da Conferência Europeia da Ciência Planetária. A pesquisa será publicada numa edição especial da Astrophysical Journal Supplement, em Novembro.
Os três planetas orbitam Kepler-18, uma estrela semelhante ao Sol, apenas 10% maior que ele e contendo 97% da massa da nossa estrela. Os cientistas admitem que esta estrela pode hospedar mais planetas que estes já detectados.
Os planetas, designados por b, c e d, orbitam todos muito mais perto de Kepler-18 que Mercúrio do Sol. O planeta b, considerado uma super-Terra, está mais próximo da sua estrela mãe e com um período orbital de 3,5 dias, pesando cerca de 6,9 vezes a massa da Terra, e duas vezes o seu tamanho.
O planeta c tem uma massa de cerca de 17 Terras, e perto de 5,5 vezes o seu tamanho, orbitando Kepler-18 em 7,6 dias. O planeta d pesa 16 Terras, com 7 vezes o seu tamanho, numa órbita de 14,9 dias. As massas e tamanhos de c e d fazem deles planetas "tipo Neptuno". Devido à sua proximidade, estes planetas interagem entre si.
Fonte: Universidade do Texas

Sem comentários: