terça-feira, 18 de outubro de 2011

Virgin Galactic inaugura o seu primeiro aeroporto espacial nos Estados Unidos

Durante a inauguração do Spaceport America, a multidão assistiu a um voo de demonstração da WhiteKnightTwo que transportará os turistas ao espaço (reprodução)

Richard Branson, o milionário empresário britânico inaugurou ontem, segunda-feira (17) o primeiro aeroporto espacial comercial, o Spaceport America, construído numa zona desabitada do Novo México, de onde a Virgin Galactic espera lançar os seus voos para o espaço.
Não se sabe quando será o primeiro voo, mas o milionário dá a entender que talvez dentro de um ano comece a transportar os primeiros astronautas, que são pessoas comuns e com dinheiro suficiente para fazer turismo no espaço. Já estão inscritas 460 pessoas, de vários países incluindo Portugal, que serão as pioneiras a viajar na sua nave espacial, por 200.000 dólars ou 170.000 euros, no câmbio actual.
Virgin Galactic pretende beneficiar com a retirada dos vaivéns espaciais feita pela NASA, embora não seja a única. Para já, a empresa acaba de assinar um contrato com a NASA que permitirá aos seus engenheiros alugar até três voos para fins científicos.
No entanto, a empresa de Richard Branson é uma das que está mais adiantada nos seus esforços para entrar na corrida espacial. Para além deste aeroporto, quase todo financiado pelos impostos dos cidadãos de Novo México, o empresário conta com a sua nave-mãe WhiteKnightTwo e a nave de transporte SpaceShipTwo, já com 17 voos de teste. Segundo o milionário, falta pouco para que seja a primeira companhia espacial comercial a levar clientes ao espaço.
Mais informações sobre a Virgin Galactic e a sua nave espacial em http://www.virgingalactic.com/
Fonte: El Mundo.es

Sem comentários: