segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Visualização da matéria escura - Simulação Bolshoi

Esta visualização em 3D da matéria escura é a milésima parte da gigantesca simulação Bolshoi do Universo, ampliando uma região centrada no halo de matéria escura de um grande aglomerado de galáxias.

A "simulação Bolshoi" é a simulação cosmológica mais precisa da evolução da estrutura em larga escala do Universo que já se fez, incluindo a evolução e distribuição dos halos de matéria escura, uma substância misteriosa que domina o universo, mas não emite luz, e onde as galáxias se formaram e cresceram. Estas surgem devido à gravidade, em regiões com maior concentração de matéria escura.
O Universo foi simulado usando alguns dos mais rápidos supercomputadores do planeta. Estudos iniciais mostram haver uma boa concordância entre as previsões da simulação e as observações dos astrónomos.
Os dois primeiros de uma série de trabalhos de pesquisa descrevendo a Simulação Bolshoi e as suas implicações foram aceites para publicação no Astrophysical Journal.
A simulação Bolshoi constitui uma nova e poderosa ferramenta no estudo do Universo e compreensão de alguns dos seus mistérios como a formação de galáxias, a matéria escura, energia escura, como se formou a primeira geração de estrelas, entre outros.
Mais informações no site sobre a Simulação Bolshoi (Bolshoi Simulation).
Fonte: ScienceDaily

Sem comentários: