terça-feira, 22 de novembro de 2011

Descoberta a primeira orquídea cujas flores só abrem de noite

Orquídea Brassavola nodosa, originária da América Central, foi uma das primeiras orquídeas americanas a serem levadas para a Europa - Fonte: wikipédia

Botânicos descobriram uma orquídea que só abre as suas pétalas de noite. A nova espécie, Bulbophyllum Nocturnum, é o primeiro exemplo conhecido pela ciência de uma espécie de orquídeas cujas flores abrem de noite e fecham de manhã, durando apenas uma noite.
A orquídea Bulbophyllum Nocturnum, encontrada na ilha da Nova Bretanha, perto da Papua-Nova Guiné, foi descrita por botânicos dos Jardins de Kew, em Londres. e do Naturalis (Centro holandês para a Biodiversidade), que publicaram a descoberta na revista "Botanical Journal of the Linnean Society".
Podem ver-se imagens da nova espécie de orquídea aqui.
Existe um número relativamente pequeno de espécies de plantas com flores que abrem à noite e fecham durante o dia, entre elas o cacto Selenicereus grandiflorus, a árvore Oroxylum indicum e o jasmim Cestrum nocturnum.

A flor do cacto Selenicereus grandiflorus abre as suas pétalas de noite - Fonte: wikipédia

Até agora não se conhecia nenhuma orquídea deste tipo, apesar que muitas são polinizadas por borboletas nocturnas, mas as suas flores permanecem abertas durante o dia, mesmo que sejam polinizadas principalmente após o anoitecer.
Os botânicos ainda não sabem por que razão a Bulbophyllum nocturnum adoptou esta estratégia. No entanto, pode especular-se que os seus polinizadores são mosquitos que se alimentam à noite.
As orquídeas são, talvez, a maior família de plantas do planeta, com 25.000 espécies conhecidas para a ciência. Em Portugal ocorrem 56 espécies: três endémicas na Madeira, duas endémicas nos Açores, duas endémicas no Continente mas partilhadas na Península Ibérica, 48 nativas (próprias do continente mas que também existem em outros territórios) e uma já extinta (Dartylorhiza incarnata).
Fonte: Público.pt / Jardins Kew

Sem comentários: