quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Encontrado fóssil de mamífero parecido com o esquilo da "Idade do Gelo"

Pelos restos encontrados, o pequeno mamífero extinto Cronopio dentiacutus podia comparar-se à personagem Scrat do filme da "Idade do Gelo", o esquilo-dente-de-sabre que passava o tempo a correr atrás da bolota, mas tendo por companhia os dinossáurios

Paleontólogos descobriram, na Patagónia argentina, os crânios fossilizados de um pequeno mamífero que viveu com os dinossáurios há 96 milhões de anos.
O mamífero extinto é o primeiro do Cretáceo tardio encontrado na América do Sul. A espécie pertence ao grupo também já extinto Dryolestida, parentes dos mamíferos marsupiais e placentários de hoje, e recebeu o nome científico de Cronopio dentiacutus.
Os restos fósseis foram encontrados em 2006 no norte da Patagónia, na província argentina de Rio Negro, mas só recentemente terminou o trabalho de extracção da rocha e análise. O pequeno Cronopio media entre 10 a 15 centímetros de comprimento, tinha um focinho estreito e um crânio pequeno e arredondado. Os cientistas acreditam que ele se alimentava de insectos e minhocas e, por isso, não sabem porque ele tinha grandes caninos.
A descoberta, publicada na revista Nature, tem muita importância no estudo dos mamíferos da época anterior à extinção dos dinossáurios, há 65 milhões de anos, pois há poucos fósseis mais antigos. Estes novos fósseis preenchem uma lacuna de 60 milhões de anos relativamente ao registro fóssil dos mamíferos da América-do-Sul, proporcionando mais informações sobre a sua evolução neste continente.
Fonte: Público.pt

Sem comentários: