sábado, 5 de novembro de 2011

Estação Espacial Internacional voa sobre a Europa e Mediterrâneo


O vídeo foi feito pela tripulação da Expedição 29, a bordo da Estação Espacial Internacional. A sequência de fotos foi tirada a 15 de Outubro de 2011(00:47:28 - 01:02:56 GMT), numa passagem começando sobre o Oceano Atlântico Norte para o norte do Mar Vermelho, ao longo o Golfo de Suez e da Península do Sinai. No início do vídeo, pode ver-se uma Aurora Boreal no canto esquerdo, juntamente com nuvens sobre o Atlântico Norte.
Voando para sudeste, surgem as luzes do Reino Unido (Irlanda está coberta de nuvens), com cidades como Liverpool e Londres bem visíveis. Através do Canal Inglês, as cidades de Bruxelas e Roterdão (esquerda) e Paris (brilhantemente iluminada a oeste de Bruxelas) destacam-se de outras cidades menores na Europa Ocidental.
A passagem continua sobre os Alpes, cobertos de neve, até à Península Itálica, onde as trovoadas cobrem a metade sul da península. A ISS, em seguida, voa sobre o Mar Mediterrâneo, com a Grécia à esquerda, o norte da África à direita e a ilha de Creta. Finalmente, a passagem termina perto do Delta do Rio Nilo e no Mar Vermelho.
Pode dar a "volta ao mundo" do espaço e acompanhando a ISS,  neste endereço.

Sem comentários: