quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Novo mapa topográfico global de alta resolução da Lua

Mapa topográfico do lado oculto da Lua, obtido pela sonda LRO da NASA - Crédito: NASA's Goddard Space Flight Center/DLR/ASU

A equipa científica responsável pelo sistema de imagem a bordo da nave espacial robótica Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, divulgou o mapa topográfico quase global da Lua, com a mais alta resolução alguma vez obtida. O novo mapa mostra a forma da superfície e as características ao longo de quase toda a Lua com uma escala de pixel (resolução) perto de 100 metros, sendo um pixel aproximadamente do tamanho de dois campos de futebol colocados lado a lado.
Este mapa, designado por Global Lunar DTM 100 m modelo topográfico (GLD100), foi criado com base em dados adquiridos pela câmara WAC do LRO (Câmara de Ângulo Amplo, tradução livre), que forneceu imagens de resolução de 100 m, cobrindo uma faixa de latitudes entre 79ºS e 79ºN, isto é, 98,2% de toda a superfície lunar.
Não foi possível criar o mapa estéreo completo nas áreas de maior latitude, devido à sombra persistente perto dos pólos. O mapeamento dos pólos foi feito utilizando o altímetro LOLA (Lunar Orbiter Laser Altimeter), outro dos instrumentos da nave LRO, que completou o mapa topográfico da mais alta resolução possível do nosso satélite.
Fonte: NASA

Sem comentários: