terça-feira, 1 de novembro de 2011

Missão Hinode, cinco anos a explorar o Sol

Projecção de arcos de plasma super-quente a partir da superfície solar, revelando a estrutura do campo magnético solar emergindo verticalmente a partir de uma mancha solar. A imagem extremamente detalhada do Sol foi obtida pelo Telescópio Óptico Solar do Hinode, em 20 de Novembro de 2006 e mostrou que o campo magnético do Sol era muito mais turbulento e dinâmico do que se conhecia antes - Crédito: Hinode, JAXA/NASA

Hinode é a missão solar liderada pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), com a colaboração da NASA e outros parceiros nos EUA, Europa e Japão. Foi lançada a 22 de Setembro de 2006, com o objectivo de explorar, durante três anos, os campos magnéticos do Sol e a sua interacção com a coroa solar, nomeadamente para uma melhor compreensão das explosões solares.
A nave espacial Hinode, cujo nome significa "nascer-do-Sol", em japonês, transporta três instrumentos principais para estudo do Sol: o Telescópio Solar Óptica (SOT), o telescópio de raios-X (XRT) e o Extreme Ultraviolet Imaging Spectrometer (EIS). Com estes instrumentos e durante os cinco anos de funcionamento, Hinode tem mostrado fantásticas características visíveis e magnéticas na superfície do Sol e na sua atmosfera, a coroa solar.

Imagem de mancha solar, em alta resolução, obtida pelo Telescópio Óptico Solar do Hinode, em 6 de Dezembro de 2006 - Crédito: JAXA/NASA/Hinode

As observações em alta resolução da missão Hinode têm revelado como são os campos magnéticos solares como, por exemplo, imagens das complexas estruturas magnéticas em arco projectando-se fora de regiões activas do Sol. As suas descobertas sobre os campos magnéticos têm contribuído para um melhor conhecimento sobre a forma como o Sol ejecta energia para o espaço, o que pode afectar o nosso planeta.

Ilustração da nave espacial Hinode que estuda o campo magnético solar há cinco anos - Crédito: JAXA

Os padrões de campos magnéticos no interior do Sol, na sua superfície e na atmosfera dão origem à meteorologia espacial em que a energia projectada pelo Sol pode percorrer enormes distâncias e atingir a magnetosfera da Terra e todo o Sistema Solar.
Mais informações sobre missão Hinode em http://www.nasa.gov/mission_pages/hinode/index.html
Fonte: NASA

Sem comentários: