terça-feira, 22 de novembro de 2011

Nave Soyuz aterrou, em segurança, trazendo três astronautas da ISS

Na foto, pessoal de apoio russo trabalha para ajudar a sair os membros da tripulação da nave espacial Soyuz TMA-02M, após a aterragem da cápsula nas estepes do Cazaquistão, em 21 de Novembro de 2011.
O comandante da Expedição 29, o norte-americano Mike Fossum, e os engenheiros Satoshi Furukawa (da Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa) e Sergei Volkov (da Agência Espacial Federal Russa) regressaram, em segurança, depois de 167 dias no espaço, dos quais 165 a bordo da Estação Espacial Internacional, onde trabalharam como membros das Expedições 28 e 29.
Na estação orbital encontra-se agora a Expedition 30, constituída pelo Comandante norte-americano Dan Burbank e os coordenadores de voo russos Anton Shkaplerov e Ivanishin Anatoly.
No próximo mês, a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, está programado um novo lançamento com a nave Soyuz TMA-03M, levando a bordo mais três astronautas da Expedição 30, que se irão juntar à actual tripulação da ISS. Os novos tripulantes serão: o engenheiro de voo Don Pettit, da NASA, o cosmonauta russo Oleg Kononenko e astronauta da Agência Espacial Europeia André Kuipers.
Fonte: NASA

Sem comentários: