quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Primeiro vídeo de imagens de radar do asteróide 2005 YU55



Tal como estava previsto, o asteroíde 2005 YU55 atingiu a sua maior proximidade da Terra pelas 23h28 (hora de Portugal), terça-feira (8 de Novembro), a uma velocidade estimada de 46.600 quilómetros/hora, sobre o oceano Pacífico.
Os astrónomos acompanharam o trajecto da rocha espacial com a ajuda de telescópios. Desde 1976 que um corpo com esta dimensão não se aproximava tanto do nosso planeta. Uma rara oportunidade para os cientistas conhecerem melhor as suas características.
A NASA divulgou hoje o primeiro vídeo do asteróide 2005 YU55, realizado com base em imagens captadas durante a sua aproximação à Terra, a 7 de Novembro, pelo radar do centro de Goldstone, na Califórnia. Ele encontrava-se a 1,38 milhões de quilómetros do planeta.
Segundo os astrónomos, a animação revela mais pormenores da superfície do que se pode ver de outra forma.
Para Lance Benner, investigador principal para as observações de 2005 YU55, no Jet Propulsion Laboratory da NASA, em Pasadena, Califórnia, "A animação revela uma número de estruturas intrigantes na superfície que nós ainda não entendemos. Até ao momento, vimos menos de metade da superfície, por isso, esperamos mais surpresas".
Fonte: NASA

Sem comentários: