domingo, 13 de novembro de 2011

Rinocerontes-negros voadores da África do Sul

Na África do Sul, rinocerontes-negros são transferidos para outras áreas, suspensos pelas patas. O objectivo é preservá-los e, se possível, aumentar a sua população (reprodução)

A África do Sul tem aproxiadamente 9.500 rinocerontes, cerca de 80% dos que existem em todo o continente africano. Perto de 7.000 são rinocerontes-brancos, sendo o rinoceronte-negro a espécie ainda mais ameaçada.
Os rinocerontes são alvo de caça ilegal, movida pela grande procura internacional do seu corno. Só este ano já foram mortos 341 animais neste país africano, um número superior ao total verificado em 2010.
Numa tentativa de aumentar a população de rinocerontes-negros no país, a organização World Wildlife Fund (WWF), em colaboração com proprietários de quintas e terrenos de cultivo, está a deslocar alguns animais para novas áreas.
Atendendo às distâncias a percorrer e ao mau estado dos caminhos, o helicóptero é usado como meio de transporte, em parte do trajecto. E pelo menos 19 rinocerontes-negros voaram suspensos pelas patas, depois de "adormecidos", pois os responsáveis pelo seu transporte aéreo consideraram ser mais seguro para os animais.
A operação da mudança dos rinocerontes acabou por chamar a atenção, pela visão espectacular dos animais, pesando entre 800 Kg e 1.400 Kg, suspensos daquele modo de um helicóptero. A Internet também ajudou na divulgação, através de imagens e vídeos publicados pela Green Rennaisance, uma empresa de produção de audiovisual de defesa do meio ambiente.
O vídeo "Rinocerontes voadores" pode ser visto no Vimeo ou Youtube
Fonte: El Mundo.es

Sem comentários: