sábado, 26 de novembro de 2011

Robô Curiosity já voa em direcção a Marte

Robô Curiosity parte à procura de evidências de vida no planeta vermelho, em 26 de Novembro de 2011 - Crédito: NASATv

A missão Mars Science Laboratory (MSL), da NASA , que inclui o novo robô Curiosity , voa livremente, neste momento a caminho de Marte, após a separação de Centauro, a parte superior do foguetão United Launch Alliance Atlas V, que lançou a nave espacial hoje, com sucesso, a caminho de Marte, prevendo-se a sua chegada em Agosto de 2012. O lançamento verificou-se na Base da Força Aérea do Cabo Canaveral, na Flórida.
A missão será pioneira em tecnologia de pouso de precisão e descida no solo marciano, no interior da cratera Gale, em Agosto de 2012. Após o pouso, e durante quase dois anos, o robô vai investigar se a região já teve condições favoráveis ​​para a vida microbiana, incluindo os ingredientes químicos para a vida. A cratera Gale mostra sinais de erosão e sedimentos que podem ter sido arrastados por água, daí a sua escolha para o estudo de Curiosity, que será um verdadeiro laboratório científico no terreno.
Curiosity transporta 10 instrumentos, com uma massa total 15 vezes a dos instrumentos científicos levados para Marte pelos robôs Spirit e Opportunity. Algumas das ferramentas são as primeiros do seu tipo em Marte, como um instrumento que dispara raios laser para determinar a composição elementar de rochas a partir de certa distância, e um instrumento de difração de raios X para a identificação definitiva de minerais em amostras de rochas em pó.

Ilustração do robô Curiosity usando o instrumento Chemistry and Camera (ChemCam), para investigar a composição da superfície da rocha. ChemCam dispara raios laser num alvo e identifica os elementos químicos através de telescópio e espectrómetros. Na realidade, o laser usa um comprimento de onda infravermelho invisível, mas na imagem é visto como luz vermelha visível apenas como ilustração - Crédito: NASA/JPL-Caltech

Um grupo de instrumentos científicos de Curiosity, conhecidos pela sua sigla SAM (Análise de Amostras em Marte), serão usados para tentar identificar compostos orgânicos, isto é, moléculas com carbono, um dos objectivos importantes da sua missão. O Curiosity vai procurar moléculas orgânicas e tentar perceber se serão de origem biológica ou não. A presença deste tipo de moléculas pode dar indicações sobre a habitabilidade de Marte.
Além disso, o robô Curiosity também transporta um instrumento para monitorar o ambiente de radiação natural em Marte, informação importante na concepção de futuras missões humanas a Marte, para a protecção da saúde dos astronautas.
Mais informações sobre o robô Curiosity em http://mars.jpl.nasa.gov/msl/
Fonte: NASA

Sem comentários: