quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Satélite NPP da NASA adquire a sua primeira imagem

Primeira imagem obtida pelo instrumento VIIRS do satélite NPP da NASA, em 21 de novembro de 2011. A imagem de alta resolução é apresentada no globo terrestre e mostra uma ampla faixa do leste da América do Norte a partir de Hudson Bay, do Canadá, passando da Flórida para a costa norte da Venezuela. Os especialistas da equipa do NPP no Centro de Engenharia e Ciência Espacial da Nasa, na Universidade de Wisconsin, em Madison, criaram a imagem utilizando três canais (vermelho, verde e azul) de dados apresentados pelo VIIRS - Crédito: NASA/NPP Team

O instrumento VIIRS ( do inglês Visible Infrared Imager Radiometer Suite (VIIRS), a bordo do satélite de observação da Terra, NPP, adquiriu a sua primeira imagem, em 21 de Novembro de 2011, que mostra uma ampla faixa do leste da América do Norte a partir de Hudson Bay, do Canadá, passando da Flórida para a costa norte da Venezuela.
VIIRS é um dos cinco instrumentos a bordo do satélite National Polar-orbiting Operational Environmental Satellite System Preparatory Project (NPP), lançado a partir da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, em 28 de Outubro. VIIRS obtem imagens radiométricas em comprimentos de onda visível e infravermelho da superfície terrestre, atmosfera e oceanos. VIIRS é a continuação do instrumento MODIS dos satélites Aqua e Terra da NASA.

Visão mais próxima das regiões captadas pelo instrumento VIIRS, que recolhe imagens radiométricas da Terra, a bordo do satélite NPP da NASA - Crédito: NASA/NPP Team

Os dados fornecidos por VIIRS, recolhidos a partir de 22 canais em todo o espectro eletromagnético, serão usados para observar a superfície terrestre, incluindo incêndios, o gelo, cor dos oceanos, vegetação, nuvens, e as temperaturas das superfícies da terra e do mar. Estes dados são fundamentais para monitorar como a superfície da Terra está mudando, quer a partir das actividades humanas ou através das mudanças do clima.
O satélite NPP, da NASA, o primeiro satélite de observação das alterações climáticas da agência espacial norte-americana, orbita a uma altitude de 824 km, viajando ao redor da Terra a oito quilómetros por segundo.
Fonte: NASA

Sem comentários: