quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sonda russa Phobos-Grunt está "presa", por avaria, em órbita da Terra

Sonda russa Phobos-Grunt, lançada em 8 de Novembro de 2011, avariou e está em órbita terrestre (Reprodução)

A sonda robótica russa Phobos-Grunt lançada terça-feira (8 de Novembro) numa missão a Phobos, a maior lua de Marte, encontra-se "presa" em órbita terrestre, mas os cientistas ainda esperam conseguir resolver o problema e fazê-la dirigir-se-se para Marte.
O lançamento, com a ajuda de um foguetão Zenit, decorreu normalmente até à separação da sonda, também correcta. No entanto, após esta separação, os propulsores próprios da sonda não funcionaram, e sem eles, a nave não pode ser enviada para Marte.
Com a falha dos seus motores, a nave parece permanecer "presa" em órbita da Terra. Segundo funcionários da Agência Espacial Russa, os cientistas russos têm cerca de duas semanas para descobrir como fazer a ignição dos propulsores da sonda Phobos-Grunt, antes que ela se perca para sempre.
Se os engenheiros não conseguirem solucionar o problema a tempo, a nave Phobos-Grunt será mais um pedaço de lixo espacial de 163 milhões de dólares. Nesta hipótese, também se perderá a nave chinesa Yinghuo 1, que ela transporta, a primeira sonda Mars China que deveria orbitar Marte.
A sonda russa foi projectada para pousar em Phobos, a lua de Marte, recolher amostras de rochas e devolvê-las à Terra. Esta missão era muito importante para a Rússia, depois de três tentativas falhadas para visitar Marte.
As naves Espaciais russas Phobos1 e Phobos2, lançadas em 1988, não completaram as suas missões com falhas críticas e a sonda Mars96 caiu no Oceano Pacífico, logo após o lançamento, em Novembro de 1996.
As estatísticas não parecem ser muito favoráveis com as missões a Marte, independentemente do país. De acordo com os registos da NASA, historicamente, cerca de metade de todas as missões que visam o Planeta Vermelho fracassaram.
Actualmente, o planeta Marte está a ser estudado por naves espaciais na sua órbita, como a Mars Express da Agência Espacial Europeia e a Sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA. O robô Opportunity da NASA explora a superfície marciana há mais de 7 anos.
Este mês de Novembro, está programado o lançamento de mais uma missão robótica a Marte, a Mars Science Laboratory mission e o seu robô Curiosity, do tamanho de um carro, para explorar a cratera marciana Gale.
Fonte: Space.com

Sem comentários: