terça-feira, 29 de novembro de 2011

Tartaruga marinha mais rara do mundo partiu de Lisboa, de avião, para ser devolvida ao seu habitat natural no Golfo do México

A tartaruga-de-Kemp é uma das tartarugas marinhas mais raras e ameaçadas do planeta, com o território mais restrito, sendo os adultos avistados quase só no Golfo do México. A nidificação dá-se quase exclusivamente no estado de Tamaulipas, no México - Fonte: wikipédia

Um exemplar de tartaruga-de-Kemp, Lepidochelys kempii, da espécie de tartaruga mais rara do mundo, partiu hoje num avião da TAP, especialmente adaptado, de Lisboa para a Flórida para ser devolvido ao meio natural, no Golfo do México, após dois anos e meio de recuperação no Zoomarine, no Algarve.
O réptil foi encontrado em 2008, quase morto, na costa da Holanda, onde recebeu cuidados veterinários no zoológico de Roterdão. Posteriormente, foi enviado para o Zoomarine, em Albufeira, nesse mesmo ano, com o apoio do Oceanário de Lisboa, para ser devolvido ao mar em águas mais quentes.


Na altura, o Johnny – como foi baptizado – tinha sido identificado como sendo uma tartaruga-comum (Caretta caretta), uma espécie que pode ser devolvida em águas portuguesas, mas à chegada ao Algarve os técnicos do Zoomarine perceberam que se tratava de uma tartaruga-de-Kemp.
Johnny pertence à espécie mais rara e ameaçada das tartarugas marinhas, com habitat quase exclusivo no Golfo do México, sendo 95% dos espécimes nascidos nas praias de uma única região daquele golfo.
O massivo derrame de petróleo que se verificou na região do Golfo, em Abril de 2010, atrasou a devolução da tartaruga ao seu habitat natural.
Entretanto, a tartaruga foi rebaptizada pelos norte-americanos como Johnny Vasco, numa homenagem ao descobridor português Vasco da Gama e ao espírito aventureiro do animal viajando "por mares nunca dantes navegados".
Fonte: Publico.pt

Sem comentários: