terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tharsis Tholus, um vulcão deformado de Marte

O vulcão Tharsis Tholus de Marte tem 8 km de altura, uma base que se estende 155 x 125 km e uma caldeira central, medindo 32 x 34 km. A imagem foi criada usando um Modelo Digital do Terreno (DTM) obtido a partir da Câmara Estéreo de Alta Resolução HRSC, na nave espacial Mars Express, da ESA, entre 28 de Outubro e 13 de Novembro de 2004. As elevações são codificadas por cores: roxo indica as regiões mais baixa e bege as mais elevadas - Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum)

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou as imagens, captadas pela sonda Mars Express, de um grande vulcão extinto de Marte, erodido e deformado ao longo dos tempos.
O vulcão Tharsis Tholus tem um grande cone vulcânico elevando-se 8 Km acima do terreno circundante, e uma base que se estende por 155 x 125 km. Com esta altura, é apenas um vulcão de tamanho médio, muito danificado de Marte.
As imagens, obtidas com a câmara de alta resolução HRSC, da nave espacial Mars Express da ESA, mostram o edifício vulcânico com escarpas de até vários quilómetros de altura, nos flancos leste e oeste, resultantes de grandes colapsos durante os quatro biliões de anos da sua história.
No vulcão Tharsis Tholus salienta-se a caldeira no centro, com um contorno quase circular, cerca de 32 x 34 km, cercada por falhas e onde o chão da caldeira afundou até 2,7 km.
Pensa-se que o vulcão esvaziou a sua câmara de magma durante erupções e, como a lava correu para fora para a superfície, o tecto da câmara não suportou o seu próprio peso e colapsou, formando a cratera de grandes dimensões.
Fonte: ESA

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde, queria sugerir um blog útil:
http://1sitepordia.blogspot.com/