segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Tráfico ilegal de aves exóticas em Portugal

30 ovos de papagaio de cauda curta (Graydidascalus brachyurus) – no valor comercial de 3000 euros por casal – foram apreendidos no aeroporto de Lisboa. Portugal é a porta de entrada de aves exóticas da América do Sul para a Europa - Fonte imagem: wikipédia

Nos últimos cinco meses, as autoridades portuguesas apreenderam no aeroporto de Lisboa 140 ovos de tucanos, araras e papagaios, vindos do Brasil.
A maior parte das aves conseguiu sobreviver em dois parques zoológicos para onde foram levadas e as pessoas envolvidas foram sujeitas a processos de contra-ordenação ou mesmo processo-crime.
De acordo com João Loureiro, coordenador da Unidade de Aplicação das Convenções Internacionais no Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), este tipo de tráfico ilegal de espécies "continua florescente em Portugal, país porta de entrada" das espécies americanas na Europa.
Entre 2003 e 2007 foram desmanteladas em Portugal cinco redes de tráfico. O combate a este negócio foi reforçado em 2010, quando começou a funcionar o Grupo de Aplicação da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES).
Um outro passo importante, no combate ao tráfico ilegal, está a ser dado com o estabelecimento de um protocolo com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), que vai permitir a identificação mais rápida das espécies apreendidas, ainda em ovo, através da análise genética, tornando mais rápidos também os processos de investigação formal.
Para as autoridades do ICNB, o tráfico por via marítima de madeiras é o caso mais complicado "porque Portugal é o quarto importador comunitário de madeira tropical" e ainda não existem peritos nesta área, estando previsto avançar o combate neste domínio em 2012.
Mais informações em Publico.pt

Sem comentários: