sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Voo simulado a Marte chega ao fim


Terminou hoje, sexta-feira (4 de Novembro) a maior simulação de uma missão humana a Marte em que seis homens ficaram isolados do mundo mais de 500 dias.
Desde 3 de Junho de 2010, os seis participantes do Projecto Mars500 (Marte 500) percorreram milhões de quilómetros no espaço tripulando uma nave espacial. Na realidade, eles estiveram fechados no Instituto de Problemas Biomédicos, em Moscovo.
A tripulação internacional, foi isolada numa cápsula, que foi a sua nave interplanetária, seguindo, fielmente, as fases de uma missão real a Marte, como o longo voo até ao planeta vermelho, a inserção na órbita à volta do planeta, a chegada ao solo marciano, a exploração da superfície, o regresso à órbita e o voo de regresso à Terra.
Durante o voo, a tripulação realizou mais de 100 experiências, todas ligadas aos problemas de missões de longa duração no espaço profundo.
De acordo com informações divulgadas pela ESA, os participantes nesta simulação tão longa, três russos, um chinês e dois europeus, tiveram um desempenho excepcionalmente bom. Mantiveram-se disciplinados e unidos, mostrando que a motivação e o espírito de equipa fazem os seres humanos continuarem em frente, mesmo em condições muito difíceis.
Os participantes vão ser submetidos a uma bateria de exames médicos e de avaliação psicológica. Mais tarde, depois de algum tempo de descanso, eles irão participar na recolha dos dados finais da missão.
Mais informações sobre o Programa Mars500
Fonte: ÚltimoSegundo  /  ESA

Sem comentários: