terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A Península Ibérica à noite - festival de luzes

Festa de luzes na Península Ibérica - Crédito: Tripulação da Expedição 30 da ISS/NASA

Depois de anoitecer, as luzes das cidades de Espanha e Portugal definem a Península Ibérica nesta fotografia obtida a partir da Estação Espacial Internacional (ISS).
São visíveis várias zonas metropolitanas, marcadas por áreas brilhantes relativamente grandes, nomeadamente as capitais como Madrid, Espanha, no interior da península, e Lisboa, Portugal, localizada ao longo da costa sudoeste. A antiga cidade de Sevilha, visível ao norte do estreito de Gibraltar, é uma das maiores cidades da Espanha.
A rede de cidades menores e povoados ao longo da costa e no interior mostram a extensão da presença humana na paisagem Ibérica, muito maior nas regiões costeiras. O esbatimento das luzes das cidades é causada pela cobertura de nuvens finas (esquerda e centro de imagem) sobre a península no passado 4 de Dezembro de 2011, o dia em que foi tirada a fotografia desde a ISS.
A linha dourada e verde, paralela ao horizonte da Terra, é causada pela radiação ultravioleta que excita as moléculas de gás da atmosfera superior do nosso planeta.
Fonte: Earth Observatory/NASA

Sem comentários: