segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Borboleta azul que imita as formigas já tem uma micro-reserva para a proteger

Em Portugal, foi criada uma micro-reserva para proteger a borboleta-azul - Fonte: wikipédia

Em Portugal, a borboleta-azul-das-turfeiras sobrevive à custa das formigas, uma estratégia única entre as 135 espécies conhecidas no nosso território.
Ao contrário do que acontece com as lagartas de outras espécies que, no Inverno, aguardam, escondidas na vegetação, pelo calor e Sol da Primavera para voar, a Phengaris alcon (anteriormente conhecida como Maculinea alcon) está debaixo da terra, dentro de um formigueiro, onde a lagarta se alimenta das larvas das formigas até estar pronta para surgir nos lameiros como uma das borboletas mais ameaçadas de Portugal.
Actualmente apenas são conhecidas populações no Parque Natural do Alvão e na serra de Montemuro, esta última descoberta no Verão de 2011 pelo Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Agora, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza - comprou 3500 metros quadrados no município de Castro Daire, na Serra de Montemuro, para criar uma micro-reserva e ajudar à sobrevivência dessa população de borboleta-azul.
Mais informações em Público.pt

Sem comentários: