quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O menor vertebrado conhecido é uma minúscula rã da Nova Guiné

Rã minúscula da Nova Guiné, o menor vertebrado do mundo conhecido, sobre uma moeda - Crédito: Plos One

Uma rã minúscula, com um tamanho médio de 7,7 milímetros, é o vertebrado mais pequeno de sempre, e foi descoberta na ilha da Nova Guiné. A rã, de nome científico Paedophryne amauensis, vive nas folhas caídas no chão da floresta.
A descoberta vem descrita na revista Public Library of Science One, publicada nesta quinta-feira.
O artigo descreve outra rã nova, descoberta na mesma ilha, onde ambas foram encontradas durante uma missão de três meses. Estes dois novos anfíbios fazem parte de um género de rãs descoberto recentemente, cujas espécies são pequeninas.
A Paedophryne amauensis é ligeiramente mais pequena do que o anterior vertebrado mais pequeno – um peixe indonésio, Paedocypris progenetica, que tem um tamanho médio superior aos oito milímetros.

Peixes indonésios, Paedocypris progenetica - Fonte: wikipédia

“Os ecossistemas que estas rãs extremamente pequenas ocupam são muito semelhantes, são as folhas degradadas que estão no chão das florestas tropicais”, explicou Chris Austin, do Museu de Ciência Natural de Luisiana, e líder da equipa que fez a investigação. “Acreditamos agora que estas criaturas não são excentricidades biológicas. Representam um espaço ecológico que antes não estava documentado – ocupam um nicho que não está ocupado por nenhum outro vertebrado.”
Mais informações em Publico.pt

Sem comentários: