sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Robô Opportunity prepara-se para passar o inverno

"Greeley Haven", local de trabalho do Opportunity durante o inverno marciano - Crédito: NASA/JPL-Caltech/Cornell/Arizona State Univ.

O mosaico foi adquirido pela câmera panorâmica do robô Opportunity, em 2 de Dezembro de 2011. Mostra um afloramento rochoso voltado a norte (north-facing), informalmente chamado "Greeley Haven", onde o Opportunity vai funcionar durante o seu quinto inverno marciano. Esta designação foi escolhida como uma homenagem ao geólogo planetário Ronald Greeley (1939-2011), que era um membro da equipa científica para os robôs em Marte e muitas outras missões interplanetárias.
O local interessa não só pelas suas características geológicas, com pontos de interesse científico para o braço robótico da sonda examinar, mas também porque tem uma encosta voltada ao Sol, o que é favorável para optimizar a energia solar do Opportunity à medida que o inverno se aproxima no hemisfério sul de Marte.
Estando mais perto do equador de Marte que o robô gémeo Spirit, durante os invernos anteriores o robô Opportunity não teve necessidade de ficar numa encosta virada ao sol. No entanto, actualmente os seus painés solares estão cobertos por uma camada de poeira mais espessa que nos invernos anteriores. A menos que um vento improvável limpe os painéis nas próximas semanas, a equipa usará a mesma estratégia empregada com o Spirit em três invernos: ficar numa encosta de frente para o Sol.

"Greeley Haven" fica  perto da ponta norte do "Cape York", na borda ocidental da cratera Endeavour, em Marte - Crédito: NASA/JPL-Caltech/UA

Durante vários meses, até Março de 2012, o Sol vai passar relativamente baixo no céu do norte, a partir da perspectiva do robô, e o Opportunity vai funcionar na encosta virada a norte.
O local situa-se perto da ponta norte do "Cape York", na borda ocidental da cratera Endeavour, aonde o Opportunity chegou há cerca de cinco meses, depois de viajar três anos vindo da cratera Victoria, que estudou durante dois anos.
Fonte: NASA

Sem comentários: