segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Satélites detectam grande quantidade de água doce no Árctico que poderá arrefecer a Europa

No Oceano Árctico está a acumular-se água doce do degelo - (reprodução)

Usando satélites da Agência Espacial Europeia (ESA), cientistas do University College of London e do National Oceanography Centre descobriram que se está a formar uma enorme bolsa de água doce no Oceano Árctico, durante os últimos 15 anos. Se os ventos mudarem e esta água correr para o norte do Atântico, a Europa poderá arrefecer.
Os pesquisadores mediram a altura da superfície do mar entre 1995 e 2010, e verificaram que, a oeste do Árctico, ela subiu cerca de 15 centímetros desde 2002. O volume de água doce aumentou pelo menos 8.000 Km cúbicos, ou cerca de 10% de toda a água doce do Oceano Ártico.
De acordo com a pesquisa publicada no jornal científico Nature Geoscience, se o vento mudar de direcção, essa água doce poderá libertar-se para o resto do Oceano Árctico e até mesmo para o norte do Atlântico. Esta movimentação de água fresca poderá provocar o arrefecimento da Europa, pois irá diminuir uma corrente oceânica vinda da Corrente do Golfo, que mantém o clima da Europa relativamente moderado, comparado ao de países com latitudes semelhantes.
Fonte: ESA

Sem comentários: