terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Voluntários tentam salvar baleias-piloto encalhadas na Nova Zelândia

Voluntários tentam salvar as 48 baleias-piloto que ainda estão encalhadas na Nova Zelândia (reprodução)

Mais de 90 baleias-piloto foram encontradas, ontem, presas nas águas baixas da baía de Golden Bay, na Nova Zelândia.
A baía fica perto de Farewell Spit, o maior cordão de areia da Nova Zelândia, na Ilha Sul, com 25 quilómetros de extensão. É uma reserva natural e um santuário para aves, com mais de 90 espécies registadas na zona.
Mais de 90 pessoas, entre especialistas e voluntários, já conseguiram salvar 17 dos animais, mas ainda restam no local 48 baleias por libertar, encalhadas durante a maré baixa. Do grupo inicial já morreram 34.
Voluntários da organização Project Jonah que, desde 1974, treina pessoas para salvar baleias, ajudam a manterem molhados e hidratados os restantes cetáceos até à subida das águas da baía, para recomeçar a operação de resgate.


Este é o terceiro arrojamento de baleias que acontece nesta época de verão na Nova Zelândia, o que não é habitual, de acordo com o responsável do Departamento de Conservação neozelandês (DOC), John Mason.
Nova Zelândia, Austrália e Cape Cod (Estados Unidos) são os locais onde os arrojamentos de baleias são mais frequentes, embora não se conheça a razão. Uma das explicações mais aceites afirma que as baleias encalham por causa da geografia da área. Zonas de bancos de areia dificultam a orientação por sonar das baleias, que acabam por se desorientar.
Na Nova Zelândia, o cordão de areia Farewell Spit estende-se em direcção à rota de migração das baleias-piloto e por isso, se apanharem maré baixa, pode ser perigoso.
Fonte: Público.pt

Sem comentários: